
Desde
as origens da Igreja, o Batismo dos adultos é a situação mais normal nas terras
onde o anúncio do Evangelho é ainda recente. O catecumenato (preparação para o
Batismo) ocupa então um lugar importante. Sendo iniciação à fé e à vida cristã,
deve dispor para o acolhimento do dom de Deus no Batismo, na Confirmação e na
Eucaristia.
O
Concílio Vaticano II restaurou, para a Igreja latina, "o catecumenato dos
adultos, distribuído em várias etapas". Encontram-se tais ritos no Ordo
initiationis christianae adultorum (Ritual da iniciação cristã dos adultos). O
Concílio por sua vez permitiu que, "além dos elementos de iniciação
fornecidos pela tradição cristã", fossem admitidos "em terras de
missão estes outros elementos de iniciação cristã, cuja prática constatamos em
cada povo, na medida em que possam ser adaptados ao rito cristão".
O
catecumenato, ou formação dos catecúmenos, tem por finalidade permitir a estes
últimos, em resposta à iniciativa divina e em união com uma comunidade
eclesial, que levem a conversão e a fé à maturidade. Trata-se de uma
"formação à vida crista integral (...) pela qual os discípulos são unidos
a Cristo, seu mestre. Por isso, os catecúmenos devem ser iniciados (...) nos
mistérios da salvação e na prática de uma vida evangélica, e introduzidos,
mediante ritos sagrados celebrados em épocas sucessivas, na vida da fé, da
liturgia e da caridade do povo de Deus ".
É por
isso que as leituras da Vigília Pascal, celebração da criação nova em Cristo,
começam pelo relato da criação; da mesma forma, na liturgia bizantina, o relato
da criação constitui sempre a primeira leitura das vigílias das grandes festas
do Senhor. Segundo o testemunho dos antigos, a instrução dos catecúmenos para o
batismo segue o mesmo caminho.








0 comentários:
Postar um comentário